1 de novembro de 2013

ATPC 2 - semana de 04 a 08 de novembro de 2013

AVALIAÇÃO EXTERNA - SARESP
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP – é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP.

O SARESP tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Os resultados da avaliação do SARESP em Língua Portuguesa e em Matemática são passíveis de comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio SARESP ano após ano. Dessa maneira, as informações fornecidas pelo SARESP permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.

Em 2013, ao longo dos ATPCs, a questão avaliação foi bastante explorada, principalmente no que se refere ao trabalho contínuo e sistemático com as habilidades que os alunos ainda não haviam conseguido desenvolver e com o gênero avaliação, ou seja, técnicas de leitura da prova que ajudam o entendimento das questões e dá foco a leitura necessária para responder as questões.

A partir desses estudos e reflexões, firmamos um contrato de que todos os professores estariam trabalhando questões de múltipla escolha, técnicas de leitura e interpretação, dicas para atenção na leitura das comandas, enfim, ensinar o aluno a fazer, dar dicas que facilitam a leitura e aperfeiçoa o ato de fazer uma prova.

Diante de tanta leitura, reflexão e prática que desenvolvemos durante o ano, vamos socializar:

ATIVIDADE 01 - Cada professor deverá postar uma experiência de aula que abordou as questões citadas e comentar os aspectos positivos da mesma.

ATIVIDADE 02 – Ler e comentar a postagem de dois colegas.


Bom trabalho para todos nós!!!